26 de abril de 2016
Arquivado em:Uncategorized

amamentacao

Olá, meninas!

Preciso contar uma novidade para vocês! Teremos aqui (pelo menos 1 vez no mês ou de 15 em 15 dias, estamos vendo! rs) a colaboração da Enfermeira e Coach Monica Ribeiro de Souza com dicas maravilhosas sobre maternidade.

Gostaram da novidade?

Para inaugurarmos essa coluna em grande estilo a Enf. Monica resolveu falar sobre um assunto que toda mãe tem dúvidas: amamentação! Vamos conferir?

Amamentação é um ato de amor.

De repente te entregam um pacotinho mais lindo do mundo e dizem que ele precisa se alimentar de um líquido produzido por você. Seu seio apresenta pouco líquido num tom mais amarelado. Você pode pensar que não tem leite de verdade e que possui pouca quantidade. Keep Calm! Esse primeiro leite é conhecido como colostro umas das maravilhas que a natureza proporciona para o primeiro alimento do bebê, rico em proteínas e anticorpos. Mas não se preocupe, logo virá o leite maduro presente em maior quantidade. É importante que o bebê esvazie toda a mama, pois o leite posterior (obtido com a mama mais vazia) é o que contém maior quantidade de calorias.

Para uma produção adequada de leite é preciso que o bebê esteja com uma boa pega.O posicionamento correto do bebê também previne as fissuras no mamilo, que podem ser bem doloridas. Dicas para uma boa pega: Esteja com roupas apropriadas e numa posição confortável para você e para o bebê. O queixo do bebê deve encostar na mama com o seu lábio inferior virado para fora. O bebê deve estar bem apoiado e com a cabeça e tronco alinhados. Segundo o ministério da saúde, já está comprovado através de vários estudos científicos a superioridade do leite materno comparado com o de outras espécies. A amamentação tem vários benefícios para o bebê, diminui o risco de alergias, infecções respiratórias, diarreia, melhor desenvolvimento da cavidade bucal, entre outros. Além de aumentar o vínculo afetivo entre mamãe e bebê. Algumas mulheres têm o reflexo de ejeção de leite exacerbado, que é quando o leite vaza da mama espontaneamente em grande volume, o que pode provocar engasgos no bebê. Para esses casos é necessário ordenhar um pouco antes do bebê mamar. Amamentação é a primeira prova de amor. Amor incondicional que é ativado quando olhamos pela primeira vez aquele rostinho amassado, aquelas mãozinhas tão frágeis, quando olhamos aquele pedaço de nós que jamais vamos conseguir nos separar. E, é somente com todo esse amor que somos capazes de aceitar esse grande desafio que é a amamentação.

colaboradora enfermeira monica Ribeiro de Sousa 1.2